O que são instrumentos de sopro?

O que são instrumentos de SOPRO?

As ferramentas “de sopro” são consideradas íntimas porque utilizam a vibração do ar para produzir seu ruído. Criadas há vários anos, elas são uma escolha gigantesca para aqueles que anseiam aprender a tocar algo diferente e elegante.

Entretanto, antes de você sair para comercializar qualquer instrumento de sopro, preparamos este artigo para explicar mais sobre a narrativa deste fator e mostrar-lhe quais instrumentos de sopro você pode começar a tocar.

HISTÓRIA

A narrativa dos “instrumentos de sopro” está entrelaçada com a narrativa da raça humana, devido ao fato de que este componente apareceu nas civilizações primitivas. Nos tempos antigos, tais dispositivos eram feitos de ossos, chifres e bambu. De acordo com registros históricos, a flauta tem pelo menos 400.000 anos de idade.

Além disso, as ferramentas do sopro são muito relevantes na narrativa da canção.

Após vários anos, as ferramentas de sopro foram adaptadas à tecnologia, com a construção de plástico e metal. Estes materiais ajudaram a tornar estes instrumentos mais disponíveis e a melhorar o ruído que eles emitem.

INSTRUMENTOS DE SOPRO

#FLAUTA

Como já foi mencionado, a flauta é um dos instrumentos musicais tradicionais, o que não diminui a sua delicadeza. Muito versátil, o ruído gerado por esta ferramenta de vento é inconfundível e se adapta a vários ritmos musicais. É perfeitamente possível identificar transversais, flautas suaves e irlandesas, dentre outros tipos, o qual é excelente para os que estão começando a conhecer o instrumento e pretendem aperfeiçoar-se.

#FAGOTE

O fagote é o instrumento mais comumente tocado em orquestras e reconhecido como um dos mais difíceis de se aprender. É constituído de um tubo cônico de aproximadamente 2,5 metros. Caso você já tenha dominado a flauta ou qualquer outro instrumento de sopro, é possível que esteja na hora de testar o fagote!

#TROMPETE

Este instrumento de sopro é bem conhecido por seu ruído característico, presente principalmente no jazz e na salsa, mas aqui no Brasil ele se destaca nas canções em conexão com o frevo. A construção do trompete tem sido pensada para que os pastores guiem suas ovelhas, libertando-as de animais selvagens e outros predadores.

#OBOÉ

Uma das ferramentas de sopro mais tradicionais, o oboé pode ser visto em orquestras e apresentações melódicas tradicionais, estando associado às obras de Mozart e Bach. Radicalmente harmônico, ele exige um grande controle da respiração e um alto nível de controle dos lábios de seus tocadores.

#SAXOFONE

Ao lado do trompete e da flauta, o saxofone é presença confirmada em diversas músicas tradicionais. Este instrumento de sopro é um transpositor. Desta forma, as notas da música são distintas das que normalmente escutamos.

#TROMBONE

O trombone é uma das ferramentas do sopro que ganha destaque por produzir um ruído bastante delicado. Seu alcance é próximo à voz humana e é comumente usado em canções religiosas. O trombone proporciona sons bastante harmônicos e inspiradores e, hoje em dia, tem demonstrado ser versátil em vários tipos de melodia.

#ESCALETA

A escaleta é uma das ferramentas que estão menos próximas do tradicional. Com um ruído característico que lembra o acordeão e o órgão, ele mistura os sons da vibração do vento com pequenas teclas. Devido a sua facilidade e simplicidade, as balanças se tornaram populares entre aqueles que desejam aprender a tocar um instrumento de sopro diferente.

Uma vez que você já conhece os principais instrumentos de sopro, procure o que mais se adapte ao seu gosto e ao seu estilo musical. Portanto, não perca tempo e inicie hoje mesmo.