Métodos para fazer uma melhor harmonia vocal – PARTE DOIS

O quarto procedimento

O quarto procedimento trata da melodia polifônica e seu contraponto. Aqui, a segunda voz é uma espécie de imagem de espelho do caminho da primeira voz. Portanto, tendo em mente a imagem de espelho da primeira voz em relação à segunda, se a primeira voz aumentar em magnitude, a segunda voz irá reduzir e vice-versa. Às vezes, haverá uma enorme diferença entre a primeira e a segunda voz, e é esta diferença que cria tensão.

O quinto procedimento

No quinto procedimento, a canção primordial e o baixo fornecem o ponto de partida. Aqui, a segunda voz tece um caminho entre a canção ascendente e descendente e a linha do baixo, novamente, mantendo-a o mais horizontal possível e usando a chave e os acordes tocados como guia. Como com o quarto procedimento, isto pode exigir um pouco de confusão e experimentação para descobrir. Assim, com o primeiro e segundo procedimentos, o segundo cantor pode mais ou menos seguir sua intuição, e com um pouco de musicalidade, o terceiro procedimento não deve ser muito difícil. Entretanto, com o quarto e o quinto procedimentos, um pouco mais de atenção e análise é necessário. Entretanto, na verdade, é uma questão de experimentar as coisas para ver o que funciona. Mais uma vez, ter um piano à mão nunca é uma má iniciativa.

A terceira e quarta voz

O que acontece quando você aspira a acrescentar uma terceira ou até mesmo uma quarta voz? Felizmente, a descoberta das notas para uma terceira ou quarta harmonia segue o mesmo conjunto de princípios. O procedimento utilizado para a terceira ou quarta voz, é claro, depende do tipo de canção em que você está fazendo um trabalho e praticamente de suas preferências. O que eu vou mencionar é que as coisas ficam mais excitantes à medida que você passa do primeiro procedimento para o quinto. Se fossemos classificar certos gêneros musicais em funcionalidade de sua “tensão polifônica” (ou seja, a dificuldade das harmonias). Usando harmonias vocais empolgantes e cheias de tensão, você pode fazer uma melodia mais interessante e realizá-la com relativa facilidade. Os tradicionais quartetos de barbearia americanos ganham a vida executando coisas como esta.