5 dicas de violino para iniciantes

Os violinos são conhecidos por seus belos e versáteis ruídos, porém são artefatos adicionalmente complicados que precisam de um pouco de prática para dominar. Como as próprias lições, os violinos são geralmente caros, por isso, muitas pessoas optam por um modelo de análise mais barato para descobrir se gostam o suficiente para fazer um investimento financeiro maior quando possuem o básico. Para iniciantes e outros amadores que querem mergulhar no mundo mágico das ferramentas de cordas, aqui estão 5 dicas úteis de violino.

1. Afine seu violino

Antes de começar a tocar, é essencial afinar seu violino. A maioria dos modelos são feitos de madeira e, como tal, são propensos a mudanças de temperatura e umidade, 2 coisas que têm a possibilidade de influenciar negativamente a afinação. Sabe-se também que as novas cordas têm a possibilidade de imediatamente lançar as ferramentas fora de sintonia e que pode levar vários dias para que as novas cordas se estiquem e estabilizem totalmente. Um afinador com clipe dá aos iniciantes uma ótima maneira de manter seu instrumento perfeitamente afinado, enquanto um garfo afinador é uma boa alternativa uma vez que você queira praticar seu ouvido.

2. Solte seu arco quando não estiver usando-o

Uma vez que você não esteja usando seu arco, é recomendado que você libere constantemente a tensão, mesmo que você esteja apenas tirando um tempo de folga rápido. Isto aumentará significativamente a vida útil do seu arco e pode ser feito usando o parafuso na parte de trás do arco. E lembre-se, como você aperta continuamente para a direita, afrouxe para a esquerda uma vez que você aperte e solte.

3. Substituindo as cordas

Como as cordas de violino têm a possibilidade de quebrar ou se desgastar e soar monótono, sugere-se substituir as cordas por uma nova embalagem de novas uma vez por ano para garantir uma qualidade sonora consistente. Lembre-se de substituir as cordas uma a uma para evitar que a porca e a placa de som se afrouxem.

4. Não há resina, não há som

O breu é definitivamente importante para obter um enorme ruído de seu violino, pois a crina do arco exige que ele gere atrito e faça as cordas vibrar. Apenas não coloque muito ou corre o risco de acabar com uma ferramenta de som estridente. O breu também deixa muita poeira, por isso é uma boa idéia limpar regularmente o violino com um pano macio para evitar que ele se acumule. Assim como com as cordas, você deve substituir a almofada de resina uma vez por ano, pois ela seca e perde sua eficácia com a idade.

5. Lembre-se de tocar com postura correta

Para tocar de forma independente e calma e evitar lesões, é essencial tocar com a postura ideal. Estabilidade e relaxamento são a chave. Muitos iniciantes seguram o violino com muita força, o que torna difícil tocar. Um descanso no ombro pode apoiar e aliviar a pressão sobre o pescoço, mas certifique-se de que ele esteja preparado para se ajustar ao seu corpo. Nesta situação, é aconselhável conversar com um professor de violino ou com um violinista mais experiente. Outra dica pode ser investir em um suporte de música para ajudá-lo a ler as partituras enquanto mantém a postura ideal.

A experiência ajuda a aperfeiçoar o manuseio do instrumento

O violino é uma ferramenta surpreendente, multifacetada e, como todos nós temos que começar em algum lugar, gostaríamos de compartilhar estas dicas básicas com os iniciantes. Se você comprou seu primeiro violino recentemente ou está prestes a adquiri-lo, queremos que você se divirta tocando. E lembre-se que você nunca é velho demais para começar a aprender um instrumento novo.